Pesquisadora da UFSC desenvolve site para pessoas que vivem com HIV

17/04/2021 - 16h22 - Por Karoline Figueiredo

A pesquisadora Vivian Costa Fermo, do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - Câmpus Florianópolis, desenvolveu o site "Positive o cuidado" em sua tese de doutorado.

A aluna recebeu orientação dos professores Francis Solange Vieira Tourinho e Douglas Dyllon Jerônimo de Macedo. O projeto foi desenvolvido no Laboratório de Investigação do Cuidado, Segurança do Paciente e Inovação Tecnológica em Enfermagem e Saúde. O site criado por meio de HTML, CSS e PHP já pode ser acessado. O portal é voltado especialmente às pessoas que vivem com HIV no município de Florianópolis, no entanto, a ação busca ampliar o acesso a informações sobre os temas que fazem parte do cotidiano de pessoas que vivem com HIV, com foco na adesão ao tratamento de usuários adultos.

De acordo com a UFSC, os assuntos no site são divididos em categorias e disponibilizados em formato de texto, videoanimações, podcasts, e outros recursos tecnológicos sobre temas acerca do HIV. A proposta também intenciona estimular a aprendizagem e cuidados em saúde. "Oferecemos uma plataforma com informações sobre temas que envolvam viver com HIV, como o acompanhamento pelas equipes de saúde da família, a terapia antirretroviral e seus efeitos colaterais, planejamento familiar e reprodutivo, entre outros (...)", menciona Vivian em sua apresentação.

Para mais informações acesse o portal da UFSC.

 

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: