Pesquisadoras da UFF publicam livro "Paleoparasitologia na Educação Básica"; obra científica é de linguagem simples e voltada aos estudantes

26/09/2020 - 13h52 - Por Karoline Figueiredo

As integrantes Daniela Leles e Fernanda Guimarães do Programa de Pós-Graduação em Microbiologia e Parasitologia Aplicadas da Universidade Federal Fluminense (UFF), no Rio de Janeiro, publicaram o livro "Paleoparasitologia na Educação Básica".

O material foi desenvolvido com o propósito de motivar o interesse de estudantes da Educação Básica por assuntos Científicos. Fernanda atua como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e teve na obra um dos produtos de sua dissertação, orientada por Daniela.

O livro publicado neste ano, é gratuito e encontra-se disponível no repositório da UFF. A obra literária contém 108 páginas voltadas à paleoparasitologia - estudo de doenças do passado, com análise de formas parasitárias em materiais arqueológicos e paleontológicos, como fósseis. O material também foi elaborado em linguagem simples e acessível, além disso, trás atividades direcionadas às crianças e adolescentes.

De acordo com a CAPES, o livro surgiu de um projeto de extensão realizado por Fernanda e Daniela, nas Escolas de Niterói (RJ). O projeto chamado "Paleoparasitologia para todos" começou sendo abordado nas oficinas, evoluindo para um livro infantil e uma cartilha de atividades. "Queríamos contribuir para que as atividades que realizamos nas escolas fossem reproduzidas independentemente da nossa presença", explicou Fernanda.

Para que o alcance se tornasse ainda maior a dupla criou o e-book, um canal no YouTube, um perfil no Instagram e o site.

Para mais informações acesse o portal CAPES.

 

 

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: