Plataforma UM BRASIL debate os desafios da escola contemporânea na Livraria Cultura

17/10/2018 - 19h08 - Por InfoEscola

Evento marca o lançamento da edição especial da revista “Problemas Brasileiros”

São Paulo, 16 de outubro de 2018 – Os desafios da escola contemporânea serão debatidos pela plataforma UM BRASIL, em parceria com a revista Problemas Brasileiros (PB), em 18 de outubro, a partir das 19h30, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional (Av. Paulista, 2.073).

O trabalho de professores e gestores educacionais para colocar em prática as mudanças previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a importância da inserção dos conceitos de inovação e empreendedorismo em sala de aula estão entre os temas a serem abordados. Outro assunto a ser explorado é o de atividades curriculares que estimulem as habilidades socioemocionais dos estudantes.

O debate terá a participação da CEO do Ensina Brasil, braço brasileiro do programa norte-americano Teach for All, Erica Butow; do autor do livro País mal educado, Daniel Barros; e do diretor do Departamento de Desenvolvimento Curricular e de Gestão da Educação Básica da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, professor Dr. Herbert Gomes da Silva. A jornalista especialista em educação Sabine Righetti mediará a conversa.

A entrada é franca sem a necessidade de inscrição prévia.

Especial Educação

O debate faz parte do evento de lançamento da edição especial de educação da revista Problemas Brasileiros, publicada sob a coordenadoria da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). A publicação número 448, ano 55, traz reportagens sobre questões essenciais do setor. Um dos temas apresentados é sobre o ensino médio integral – o que já existe e como melhorar essa modalidade no País.

A revista aborda ainda a estrutura das escolas; inclusão de alunos com deficiência; a escassez de laboratórios de ciências nas instituições; empreendedorismo no ambiente escolar; e os gargalos da formação de professores.

Duas entrevistas também estão na pauta da PB Educação. Wendy Kopp, CEO e fundadora do projeto Teach for All, conta como surgiu a iniciativa de capacitar universitários recém-formados para se dedicarem dois anos de suas carreiras a ensinar em escolas localizadas em áreas periféricas. Já Charles Fadel, professor da Escola de Educação de Harvard e fundador do Center for Curriculum Redesign, fala sobre as novas necessidades educacionais em tempos de grandes e rápidos avanços tecnológicos.

Sobre UM BRASIL

É uma plataforma multimídia mantida pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) e composta por entrevistas, debates e documentários com grandes nomes dos meios acadêmico, intelectual e empresarial. O conteúdo de UM BRASIL aborda questões importantes sobre os quadros econômico, político e social do País e possui como objetivos resgatar os debates político, econômico e social no País; estimular a participação e o conhecimento político do cidadão; envolver o jovem brasileiro nas discussões; auxiliar no desenvolvimento do senso crítico da sociedade; e promover o questionamento e a elaboração de ideias e ações. O material está disponível no site www.umbrasil.com.

Sobre a Problemas Brasileiros

A revista Problemas Brasileiros é uma publicação impressa de circulação bimestral, criada em 1963, com o objetivo de debater grandes questões nacionais e aprofundar temas de interesse da sociedade. Suas pautas são desenvolvidas com a contribuição do Conselho de Economia, Sociologia e Política da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), em conjunto com uma equipe de colaboradores convidados a cada edição.

Além do especial Educação, a revista lançou em setembro de 2018 uma edição exclusiva reunindo articulistas de diferentes especialidades para discutir os desafios do Estado para as causas mais urgentes da atualidade. Entre os convidados estão Claudia Costin, Eugenio Bucci, Roberto Azevêdo, entre outros. A publicação traz ainda charges do cartunista Glauco Villas Boas, falecido em 2010.

Sobre a FecomercioSP

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) é a principal entidade sindical paulista dos setores de comércio e serviços. Congrega 137 sindicatos patronais e administra, no Estado, o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). A Entidade representa um segmento da economia que mobiliza mais de 1,8 milhão de atividades empresariais de todos os portes. Esse universo responde por cerca de 30% do PIB paulista - e quase 10% do PIB brasileiro -, gerando em torno de 10 milhões de empregos.

Mais informações:
Assessoria de imprensa FecomercioSP

Aline Queiroz - [email protected]
(11) 96860-1503
Lilian Michelan - [email protected]
(11) 94136-0648
Andrea Ramos Bueno - [email protected]
(11) 94227-4514
Marielly Campos – [email protected]
(11) 96864-3431
Claudia Moraes – [email protected]
(11) 94291-8055

Website: http://umbrasil.com/

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: