PNAE: entrega de kits de alimentação escolar continua em todo país

25/03/2021 - 15h43 - Por Karoline Figueiredo
Sempre abrir.

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) permanece realizando as entregas dos kits de alimentos aos estudantes da rede pública de ensino, em todo Brasil. O objetivo desta ação é minimizar o déficit nutricional, especialmente, daqueles em vulnerabilidade alimentar, considerando este momento de emergência em saúde pública causado por Covid-19.

Os kits foram compostos por itens adquiridos com recursos federal e municipal, incluindo alimentos perecíveis e não perecíveis de cooperativa de agricultores familiares e de mercados locais. O kit também contém três produtos de higiene (água sanitária, detergente e papel higiênico).

O planejamento e a definição dos produtos foram realizados por nutricionistas - que são os responsáveis pela elaboração dos cardápios nas escolas, conforme previsto na Legislação do PNAE. A cesta segue a qualidade nutricional e sanitária, priorizando alimentos in-natura e minimamente processados. Os produtos abrangem variedade de frutas, verduras, leite e derivados, ovos, panificados, bolacha caseira, cuca, polpa de tomate, fubá, batata doce, entre outros. As merendeiras tiveram participação ativa no porcionamento, pesagem, confecção e distribuição dos kits.

A logística de distribuição foi planejada para que não houvesse aglomerações e seguiu as recomendações necessárias de higiene. A entrega dos kits ocorre em quatro pontos de cada município: três localizados em escolas rurais e um na Secretaria Municipal de Educação.

Para mais informações acesse o portal do MEC.