Portaria prorroga o prazo de renovação semestral dos contratos do Fies

30/06/2015 - 10h14 - Por Thaís Ferraz

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) publicou nesta terça-feira uma portaria que prorroga o prazo de renovação semestral dos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O período, que seria encerrado hoje, se estenderá até o dia 20 de julho. O documento pode ser conferido no Diário Oficial da União.

A portaria engloba renovações de contratos simplificados e não simplificados do primeiro semestre. Além disso, o novo prazo também vale para solicitações de transferências do curso ou da instituição de ensino; para solicitações de dilatação do prazo de utilização do financiamento; e para solicitações de aditamentos da suspensão temporária do financiamento referente ao segundo semestre de 2013 e ao primeiro e ao segundo semestre de 2014.

Mudanças no Fies

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, na última sexta-feira, uma nota com informações sobre a próxima edição do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). O documento foi escrito de forma conjunta com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e pode ser conferido neste link.

A principal mudança foi a do limite de renda para contratar o Fies. A partir deste ano, o valor passará para 2,5 salários mínimos (R$1.970) por pessoa. Até a última edição, o valor era de R$15.760 por família. O MEC também alterou as regras para o cálculo da porcentagem do financiamento. No novo Fies, o valor que será pago pelo aluno será determinado a cada ano, de acordo com a renda familiar.

Os juros subiram de 3,4% para 6,5% ao ano. O prazo para pagamento do Fies também passou por aumento:  a partir desta edição, os estudantes terão até três vezes a duração do curso para quitar a dívida.

Em relação aos cursos, o MEC determinou que três áreas terão prioridade: engenharias, formação de professores (licenciaturas, pedagogia ou normal superior) e saúde. Os cursos com notas mais altas no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) também serão prioritários. Além disso, será priorizado o atendimento de estudantes matriculados em cursos oferecidos nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Fies 2015

O edital do Fies 2015 será publicado a partir do dia 3 de julho. O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, já confirmou que esta edição oferecerá 61.500 vagas.

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: