Possíveis temas para Redação do Enem 2019

Por Karoline Figueiredo
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 acontecerão nos dias 3 e 10 de novembro (dois domingos consecutivos). A Redação é uma das etapas mais importantes do Exame, podendo chegar a nota 1.000.

Uma boa dica para os candidatos é que fiquem atentos aos acontecimentos atuais no Brasil e no mundo, nas áreas sociais, políticas, culturais e econômicas. Veja quais são os possíveis temas que poderão ser cobrados nesta edição:

Corrupção no Brasil;

Desastres ambientais;

Desigualdade social;

Direitos da criança e do adolescente;

Estatuto do desarmamento;

Evasão escolar;

Escassez de água;

Fake News;

Homofobia; 

Maioridade penal;

Maus tratos e abandono de animais;

Mobilidade urbana;

Reforma da previdência;

Sistema público de saúde no Brasil;

Sustentabilidade.

Confira os temas das Redações aplicadas nos últimos 10 anos: "Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet" (2018); "Desafios para formação educacional de surdos no Brasil" (2017); "Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil" (2016); "A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira" (2015); "Publicidade infantil em questão no Brasil" (2014); "Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil" (2013); "Movimento imigratório para o Brasil no século XXI" (2012); "Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado" (2011); "O trabalho na construção da dignidade humana" (2010); "O indivíduo frente à ética nacional" (2009).

A prova de Redação, geralmente, exige a produção de um texto em prosa, na modalidade dissertativo-argumentativo sobre um tema proposto na área social, cultural, científica ou política. Os participantes devem defender sua opinião em relação ao tema, com argumentos consistentes, coerência e coesão.

A correção da prova de Redação no Enem é realizada no mínimo por dois avaliadores, de forma independente, sem que um saiba da nota atribuída pelo outro. Os professores avaliam o desempenho do candidato de acordo com cinco competências, onde cada uma delas pode chegar a 200 pontos, com soma total de 1.000.

As competências avaliadas: 

1 - Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa;

2 - Compreender a proposta de Redação e aplicar conceitos de várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa;

3 - Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;

4 - Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;

5 - Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

 

 

 

 

 

Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!