Prazo de inscrição para novos contratos do FIES termina hoje

30/04/2015 - 10h37 - Por Thaís Ferraz

Os interessados em obter novos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) deverão realizar suas inscrições até esta quinta-feira. O cadastro deverá ser realizado online, através do  Sistema Informatizado do Fies (SisFies). De acordo com o MEC, foram solicitados, até o momento, 249,9 mil contratos.

As novas regras do Fies começaram a valer no dia 30 de março. As principais mudanças foram a redução de repasse para as universidades, a exigência de nota mínima no Enem e a proibição do uso simultâneo do Fies e do ProUni para dois cursos ou duas instituições diferentes. A partir desta edição, os candidatos só conseguirão o benefício se tiverem alcançado a média de 450 pontos no Enem e se não tiverem zerado a redação. A exigência de nota mínima no Enem não se aplica aos professores permanentes da rede pública que se matriculem em cursos de licenciaturas superiores.

Alteração de prazo para renovação

O MEC publicou, nesta semana, uma portaria que altera o período para a renovação semestral dos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O prazo, que se encerraria no dia 30 de abril, foi estendido até o dia 29 de maio.

O novo período valerá para quatro situações. São elas:

  • Aditamentos de renovação semestral dos contratos de financiamento (1o semestre de 2015)
  • Transferências integrais de curso ou instituição de ensino (1o semestre de 2015)
  • Solicitação de dilatação do prazo de financiamento (1o semestre de 2015)
  • Prorrogação de prazo de aditamento de suspensão temporária do financiamento (2o semestre de 2013 e 1o e  2 semestres de 2014).

Mais informação na página do FIES.

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: