Prazo para renovação dos contratos do FIES é prorrogado até 31 de maio

29/04/2017 - 10h35 - Por Karoline Figueiredo

Ministério da Educação (MEC) prorrogou até dia 31 de maio o prazo para renovação dos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), referente ao primeiro semestre do ano letivo de 2017.

A mudança foi publicada ontem (28) no Diário Oficial da União (DOU). O propósito da alteração foi conceder mais alguns dias para que os estudantes não percam o prazo e consequentemente o benefício.

O aditamento iniciou em 16 de janeiro, após as Instituições Privadas de Ensino Superior enviarem os dados cadastrais dos alunos no Sistema Informatizado do FIES (SisFIES).

Os universitários que possuem contratos com o FIES e precisam do mesmo para dar continuidade aos estudos, devem obrigatoriamente realizar a renovação semestralmente.

A renovação pode ser efetuada das seguintes formas: simplificado – caso não seja necessário alterar informações, realiza-se apenas a validação no SisFIES; e o não simplificado quando houver alterações nas cláusulas do acordo firmado.

O MEC também prorrogou até o dia 31 de maio o prazo de transferência integral de curso ou de instituição, e também, a solicitação de dilatação do período de utilização do financiamento em relação ao primeiro semestre de 2017.

O FIES beneficia atualmente mais de 2 milhões de jovens e adultos que não possuem condições financeiras de pagar uma Faculdade. A taxa de juros é de 6,5% ao ano, menos do valor cobrado no mercado. O subsídio também é calculado em cima da renda familiar do estudante, além disso, a dívida começa a ser paga só depois de formado.

 

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: