Primeiro dia de provas do ENEM 2017 acontece amanhã; confira todas as orientações

04/11/2017 - 15h28 - Por Karoline Figueiredo

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2017 realiza amanhã (05) o primeiro dia de provas. Neste domingo, as avaliações serão aplicadas das 13h30 às 19h e conterão questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, além da Redação.

No próximo domingo (12) serão realizadas Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, das 13h30 às 18h.

Os participantes deverão obrigatoriamente apresentar no dia do exame: documento original de identificação com foto (RG, CNH, Carteira de Trabalho, Carteira de Reservista ou Passaporte). Não serão aceitos cópias, cópias autenticadas ou carteirinha de estudante. Em caso de perda do documento, o candidato poderá apresentar Boletim de Ocorrência dentro do prazo de 90 dias; e caneta esferográfica de tinta preta com material transparente.

Os candidatos não devem esquecer de acessar o Cartão de Confirmação da Inscrição na página do ENEM 2017 para conferir os locais de provas, a língua estrangeira optada (inglês ou espanhol), o atendimento especial ou diferenciado (se for o caso) e demais informações.

Para não sofrer imprevistos e conseguir bom desempenho nos dias de provas, os candidatos devem estar atentos às seguintes orientações: conhecer antecipadamente os locais e horários dos exames; ter uma boa noite de sono antes das avaliações; fazer uma refeição antes de sair de casa; verificar qual o melhor meio de transporte para chegar no tempo esperado, além de conferir o trânsito na cidade; deixar separado a documentação que será apresentada e o material utilizado; e conferir o fuso horário da região.

A atenção deve ser redobrada em relação ao horário do fechamento dos portões no local de prova. A sugestão é que os mesmos cheguem com antecedência de 1 hora para que haja tempo suficiente de localizar as salas.

Todos os portões serão fechados às 13 horas conforme horário de Brasília, no entanto, algumas regiões do país possuem fuso horário diferenciado. Confira:

Fechamento às 10 horas: Acre;

Fechamento às 11 horas: Amazonas, Rondônia e Roraima;

Fechamento às 12 horas: Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e Tocantins;

Fechamento às 13 horas: Distrito Federal, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

 

O gabarito será publicado dia 15 de novembro e o resultado final está previsto para 19 de janeiro de 2018. As notas poderão ser utilizadas para Processos Seletivos como SISU, ProUni, FIES e PRONATEC.

 

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: