Primeiro mapeamento sobre Educação Musical no país é apresentado na "Bienal de Música e Cidadania"

14/12/2017 - 15h00 - Por Karoline Figueiredo





O Brasil de Tuhu, em parceria com a empresa de consultoria JLeiva, divulgou o mapeamento inédito sobre ações de Educação Musical desenvolvidas em todo país. O objetivo do Mapeamento de Projetos de Educação Musical é apoiar iniciativas em rede e incentivar políticas públicas a partir dos dados coletados.

O mapeamento apresenta diversas iniciativas aplicadas gratuitamente nas regiões do país. Segundo levantamento, o maior número de atividades realizadas se concentra na região sudeste. De acordo com a pesquisa, a maioria das crianças e jovens passam a ter contato com o universo musical por meio de projetos ofertados próximo a sua comunidade, sendo que 92% destes, ao iniciar as atividades não tinham conhecimento prévio sobre música.

A pesquisa também dados sobre as organizações, o público atendido, os instrumentos utilizados, os estilos musicais, os métodos pedagógicos, a formação dos profissionais, a inclusão de pessoas portadoras de deficiência, os principais desafios, entre outros. Confira todas as informações do 1º mapeamento.

A Funarte (Fundação Nacional de Artes) realiza hoje (14) e nos dias 15 e 16 seguintes, a  I Bienal de Música e Cidadania em Belo Horizonte. Por fazer parte da iniciativa, os resultados do mapeamento serão apresentados na Bienal.

O Brasil de Tuhu, criado em 2009, é um programa que atua na área de Educação Musical em todo território brasileiro. Suas ações são gratuitas e realizadas tanto nas formas presenciais quanto digitais. As atividades abrangem os concertos, as videoaulas, a rádio-tuhu, o aplicativo tuhu musical, a revista tuhu, o guia didático Brincando de Música, o mapeamento nacional de projetos, além de projetos de outras Instituições que contribuem para o desenvolvimento da Educação Musical no país. O nome Tuhu é uma homenagem ao maestro Heitor Villa Lobos, que na sua infância era chamado por tal apelido.

Para mais informações acesse a página Brasil Tuhu.

Arquivado em: Educação