Professores lançam livros sobre presidencialismo e atuação parlamentar

24/11/2020 - 18h18 - Por Karoline Figueiredo

A cientista política e professora do Departamento de Ciências Sociais (DCSo), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Simone Diniz, organizou dois livros que acabam de ser lançados pela Editora da UFSCar (EduFSCar).

O livro "Atuação Parlamentar - Ensaios sobre atividades legislativas na Câmara dos Deputados", foi elaborado em parceria com o professor do DCSo, Pedro Floriano, e com resultados de trabalhos de pesquisa e em aulas ministradas por eles em disciplinas da graduação em Ciências Sociais e da pós-graduação em Ciência Política da Universidade.

"Passamos seis meses relendo a principal literatura sobre o comportamento legislativo e a Câmara Federal no País e desafiamos os estudantes a transpor aquelas reflexões temáticas vigentes a partir de um arcabouço empírico. Para tanto fizemos uma parceria com o projeto 'SigaLei', que nos forneceu os dados que trabalhamos nos capítulos, e estimulamos os discentes a refletirem e escreverem sobre essas temáticas", declarou Diniz.

"Além de conhecerem a literatura, os estudantes aprenderam sobre escrita acadêmica e os passos da pesquisa, permitindo uma formação enriquecedora que agora, por meio deste livro, pode ser dividida com os leitores e pesquisadores e pesquisadores interessados", explicou Floriano.

O outro livro "O Sistema Presidencialista - Perspectivas analíticas nos Estados Unidos e no Brasil", foi organizado por Simone Diniz juntamente com a professora do DCSo, Glydylucy Oliveira. O material reúne de forma didática as reflexões do presidencialismo. A obra também teve a contribuição, em dois capítulos, dos pesquisadores do DCSo, Gabriel Casalecch e Carolina Justo.

"Entendemos que esse é um momento crucial para revisitarmos a literatura crônica sobre o poder presencial e seus limites, e como essas abordagens que nascem no contexto norte-americano são transpostas para a realidade brasileira. Além disso, sugerimos novas temáticas para tratar o presidencialismo no Brasil, a partir da literatura internacional, como a análise dos conteúdos das agendas presidenciais, de seus discursos e a questão orçamentária", informou Diniz.

Os interessados podem adquirir os livros no portal EdUFSCar. Para mais informações acesse o portal da Universidade.