Programa de Biodiversidade de Santa Catarina promove I Semana de Ciência em Urubici

19/09/2019 - 13h02 - Por Karoline Figueiredo

O Programa de Pesquisa em Biodiversidade de Santa Catarina (PPBio-SC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realizará entre os dias 25 e 29 de setembro, em Urubici (SC), a 1ª Semana de Ciência.

O evento reunirá uma série de atividades: 25 a 29/09 - Exposição no SESC; 25, 26 e 27/09 - Palestras nas escolas; 26/09 - Palestra na Câmara dos Vereadores; 27/09 - atividades no parque com alunos e professores.

A UFSC criou em 2004 o Programa de Pesquisa em Biodiversidade por meio do Programa Ecológico de Longa Duração (PELD) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (CNPq). A iniciativa de competência regional e nacional tem por objetivo ampliar e disseminar o conhecimento da biodiversidade de forma planejada e coordenada, permitindo a realização de pesquisas ecológicas de longa duração.

O PPBio-SC iniciou as atividades de pesquisa em duas importantes unidades de conservação do Estado: Parque Nacional de São Joaquim (PNSJ) e Parque Estadual do Acaraí (PAEAC). Nestas Unidades de Conservação (UCs), foram instalados três módulos de parcelas permanentes para estudos de longo prazo, baseado no sistema RAPELD (Rapid Assessments Program e Pesquisa Ecológica de Longa Duração) proposto por Magnusson et al. 2005, e no conceito de paisagem (Vianna, et al. 2015).

 

 

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: