Programa Idioma sem Fronteiras abre inscrições para cursos gratuitos de Alemão e Japonês

27/04/2017 - 15h12 - Por Karoline Figueiredo

O Programa Idioma sem Fronteiras (IsF) abriu hoje (27) as inscrições para os cursos gratuitos de alemão (online) e de japonês (presencial). Os editais foram publicados no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (25).

As inscrições devem ser realizadas até dia 8 de maio às 12h na página do IsF. Podem participar da seleção estudantes de graduação e pós-graduação, professores e técnicos das Instituições de Ensino que fazem parte do programa. O número de vagas ofertadas, os locais e horários de encontros presenciais variam de cada Universidade.

O curso de alemão possui carga horária de 32h e serão oferecidos os níveis A1.1 e A1.2 do quadro europeu comum de referência. O curso será disponibilizado para as seguintes Universidades: Universidade de São Paulo (USP); Universidade Estadual Paulista (UNESP); Universidade Federal da Bahia (UFBA); Universidade Federal de Campina Grande (UFCG); Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Universidade Federal do Ceará (UFC); Universidade Federal do Paraná (UFPR); Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); e Universidade Federal Fluminense (UFF).

O curso de japonês também possui carga horária total de 32h, sendo oferecido apenas o nível A1 para cinco Instituições: Universidade Federal do Amazonas (UFAM); Universidade de Brasília (UNB); Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Universidade Federal do Paraná (UFPR); e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

O resultado do seletivo será divulgado dia 11 de maio e os cursos terão início dia 15 do mesmo mês. As aulas serão direcionadas ao desenvolvimento de habilidades linguísticas e na preparação dos alunos para os exames de proficiência nas línguas alemã e japonesa.

 

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: