O Prêmio Itaú-Unicef é realizado há 25 anos reconhecendo iniciativas de educação integral no país. Com o propósito de fortalecimento das Organizações da Sociedade Civil (OSCs), de ampliação ao apoio financeiro e técnico e aprimoramento das ações e práticas voltadas às crianças e adolescentes, o Prêmio transformou-se em Programa Itaú Social Unicef.
Nesta edição, a iniciativa contará com um investimento de R$ 4 milhões. As inscrições ocorrerão entre os dias 20 de julho e 21 de agosto.
Podem se inscrever Organizações da Sociedade Civil que atuam na educação integral e inclusiva para crianças e adolescentes. As escolas que antes concorriam ao Prêmio, não podem mais se inscrever diretamente, mas podem ser parceiras territoriais das Organizações.
Durante o Programa, as OSCs participam de percurso formativo por três meses e, logo após, elaboram um plano de intervenção para o território comprometido com os resultados, para tornarem-se elegíveis ao fomento técnico e financeiro. Entre as Organizações que concluírem todas as etapas, 40 serão selecionadas para receber até R$ 100 mil e colocar em prática o plano.
"No contexto da pandemia da Covid-19, ficou ainda mais visível o papel fundamental dessas instituições para a garantia dos direitos de crianças e adolescentes. Ações mais contínuas e voltadas para resultados que possam ser alcançados e observados vão assegurar sustentabilidade no longo prazo, e permitir que elas consigam manter e aprimorar suas atividades em prol da educação integral em todo país", declarou a superintendente do Itaú Social, Angela Dannemann.
Para mais informações acesse o portal da ONU/Brasil.