Programa Parlamento Jovem Brasileiro passa a disponibilizar ferramentas interativas

28/12/2020 - 17h35 - Por Karoline Figueiredo

A Câmara dos Deputados desenvolveu um conjunto de ferramentas digitais - Plataforma PJB Participe - com o objetivo de aumentar a participação popular no Programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB). Segundo a Câmara, as ferramentas são semelhantes às disponibilizadas no portal E-Democracia.

A iniciativa permitirá que os participantes do PJB interajam sobre seus projetos, além disso, professores, estudantes e o público em geral também poderão contribuir com a simulação. Por meio desta ferramenta será possível conhecer os deputados jovens da edição do ano e seus respectivos projetos.

O PJB é realizado anualmente, reunindo alunos entre 16 e 22 anos do Ensino Médio ou Técnico de Escolas Públicas e Privadas de todo Brasil. Os participantes podem elaborar propostas de Projeto de Lei sobre diversos temas, de livre escolha, apresentando mudanças e melhorias para o país. Os selecionados então, defendem suas ideias no Congresso Nacional, em Brasília (DF).

O objetivo do programa é proporcionar aos jovens a vivência do processo democrático em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados. Os 78 selecionados são empossados como deputados jovens que passarão a ter a oportunidade de desenvolver suas habilidades de argumentação, respeito à diversidade de opiniões, olhar crítico sobre suas realidades entre diversos aprendizados. Os participantes convocados de diferentes regiões do Brasil vão além de tudo, trocar experiências, saberes e opiniões diversas.

Para mais informações sobre a plataforma acesse o portal da Câmara.

 

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: