Programa PEARL encerra hoje as inscrições para bolsas integrais de doutorado na França

31/03/2021 - 15h34 - Por Karoline Figueiredo

O Programa PEARL (Programme for Early-stage Researchers in Lille) encerra nesta quarta-feira (31), o prazo de inscrições do processo seletivo de bolsas integrais de doutorado, destinadas às pesquisas interdisciplinares na cidade de Lille, na França. A iniciativa é financiada pela Comissão Europeia, em parceria com a Agência Nacional de Pesquisa Francesa.

O PEARL seleciona estudantes do mundo todo para compor as unidades de pesquisa da Universidade de Lille (Fundation ISITE Université Lille Nord-Europe) representada por 14 instituições.

Podem participar, é necessário que o candidato (de qualquer lugar do mundo) não tenha morado na França por mais de 12 meses nos últimos três anos (entre 03/03/2018 e 03/03/2021); deve ter concluído mestrado ou grau equivalente a estarem na fase inicial (4 primeiros anos) de sua carreira como pesquisador; não pode ter título de doutor.

Os interessados devem enviar os dossiês de candidatura por email ([email protected]) até 31 de março de 2021. Os classificados participarão de uma videoconferência entre os dias 12 e 24 de abril.

Os concorrentes podem escolher uma das 16 linhas de pesquisa, abordando temas como "Precision Human Healt" (Saúde Humana Precisa); "Science for a Changing Planet" (Ciência para um Planeta em Transformação); "Human-Friendly Digital World" (Mundo Digital Amigável ao Homem); entre outros.

Os candidatos selecionados receberão 1.600 euros por mês, além de 530 euros mensais para cobrir as principais despesas como viagem, instalação e família. As bolsas serão concedidas a partir de setembro de 2021.

Confira o Edital e demais informações no portal do programa PEARL.