Projeto Guri (SP) oferece cursos gratuitos na área de música para jovens em contraturno escolar

25/09/2019 - 16h42 - Por Karoline Figueiredo





O Projeto Guri, idealizado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, disponibiliza gratuitamente, cursos na área de música em 440 instituições distribuídas em São Paulo (SP). O programa também recebe apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cidadania, além de outros patrocinadores.

O Projeto Guri recebe crianças e jovens entre 6 e 18 anos no contraturno escolar, oferecendo cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão.

De acordo com o projeto, 70% das vagas são destinadas aos jovens em situação de vulnerabilidade social e econômica. O programa atua desde 1.998 e atualmente atende cerca de 50 mil jovens.

"O Guri promove a ampla democratização do acesso à cultura, que tem sido uma das diretrizes para as políticas culturais do Ministério da Cidadania. O projeto traz crianças e jovens para o universo da cultura e, também, do empreendedorismo cultural, o que é extremamente positivo para eles e para a cultura brasileira", declarou o secretário adjunto da Secretaria Especial da Cultura e do Ministério da Cidadania, José Paulo Soares Martins".

Para saber mais sobre a metodologia do Projeto Guri, os eventos realizados, os grupos de apresentações, os projetos sociais, as notícias, a abrangência cultural que o projeto possui, a visibilidade nacional e internacional e demais informações acesse a página Guri e a página do Ministério da Cidadania.