Projeto 'ProMulher' completa um ano de atuação no país

18/02/2021 - 19h48 - Por Karoline Figueiredo

O projeto "ProMulher" do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) completou uma ano de atuação no Brasil. O projeto trabalha contra a violência doméstica e familiar contra mulher.

A iniciativa tem como proposta para 2021, a implementação do Portal Digital da Rede Nacional de Proteção e Defesa da Mulher - um canal de integração de todos os órgãos e instituições que fazem parte da rede de atendimento à mulher em situação de violência.

A plataforma permitirá o monitoramento dos casos, desde o momento da ocorrência, até a sua resolução. A ação também possibilitará a construção de um novo Diagnóstico Nacional das Ações de enfrentamento à violência contra as mulheres a partir das Patrulhas Especializadas "Maria da Penha", atuando na prevenção e acompanhamento das Medidas Protetivas de Urgência.

"Há uma investida em conversar com instituições, órgãos e com a sociedade, para que o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher seja desempenhado de forma mais eficiente e eficaz possível", informou o secretário Nacional de Segurança Pública, Renato Paim.

O ProMulher atualmente, integra o Programa de Enfrentamento aos Homicídios e demais Crimes Violentos da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJSP). Entre suas ações, elaborou o Protocolo Nacional de Investigação e Perícias nos Crimes de Feminicídio, realizou campanhas nacionais de prevenção da violência contra a mulher nas redes sociais e articulou a criação de Câmara Técnica para estudos e ações para o policiamento orientado ao atendimento da mulher em situação de violência.

No início deste mês de fevereiro, o ProMulher entregou à Polícia Civil do Distrito Federal, o projeto-piloto de pesquisa "Enfrentamento a Violência Perpetrada por Parceiro Íntimo (VPP)".

Para mais informações acesse o portal MJSP.

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: