Projetos vencedores do Programa de Pesquisa Ecológica são divulgados

25/11/2016 - 15h29 - Por Karoline Figueiredo

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) publicou o resultado do último seletivo referente ao Programa de Pesquisa Ecológica de Longa Duração em Ecossistemas Brasileiros (PELD). Entre as 168 propostas apresentadas, 30 delas foram selecionadas para serem desenvolvidos em todo país.

Os recursos serão disponibilizados para que os vencedores coloquem em prática seus projetos. A CAPES arcará com despesas das bolsas de estudos para iniciação científica, mestrado, doutorado, pós-doutorado para estudantes e pesquisadores. O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) disponibilizará recursos de custeio, capital e bolsas de apoio técnico para os níveis médio e superior. Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) que apoiam financeiramente pesquisas nas diversas áreas da ciência e da tecnologia, também incentivarão os projetos aprovados nas respectivas unidades de Federação.

"Surgimos com a missão de consolidar iniciativas dispersas de estudos ecológicos de longa duração, realizados de forma desarticulada desde 2006, e buscamos o entendimento de padrões e processos em ecossistemas florestais do extremo norte da Amazônia", declarou o responsável de um projeto selecionado, o pesquisador Marcos Salgado Vital.

O Programa é uma realização da CAPES, do CNPq, dos Ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, da FAPs e do British Council - Fundo Newton.

Confira o resultado e demais informações na página da CNPq.

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: