ProUni 2019/1: inscrições abertas para vagas remanescentes

26/03/2019 - 11h47 - Por Karoline Figueiredo

O Programa Universidade para Todos (ProUni) abriu nesta terça-feira (26), o período de inscrições para vagas remanescentes destinadas ao primeiro semestre do ano letivo de 2019.

Os interessados devem se candidatar até dia 29 de março no portal do ProUni. O prazo de inscrição foi estendido até 30 de abril somente aos candidatos já matriculados nas Instituições.

Podem concorrer às bolsas remanescentes candidatos brasileiros que não possuam diploma de curso superior; que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010 e obtido média acima de 450 pontos, sem ter zerado na Redação. Professores da rede pública de ensino que não tenham participado do Enem, também podem se inscrever nos cursos de licenciatura.

O procedimento para ocupação de vagas remanescentes é diferente do processo seletivo regular, ou seja, esta etapa não possui chamadas e nem nota de corte diária. A ocupação da bolsa é feita por ordem de inscrição. Após o cadastramento online, o participante deve comparecer à Instituição até dois dias úteis para comprovar as informações prestadas. Para mais informações acesse o Edital e o portal do MEC.

Nesta edição do ProUni foram ofertadas 243.888 bolsas, sendo 116.813 integrais e 127.075 parciais, distribuídas em Instituições Privadas de Educação Superior de todo país. O Programa registrou 946.979 inscritos e 1.820.446 inscrições considerando as duas opções de cursos.

O ProUni é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) por meio do Governo Federal, que oferece bolsas de estudos integrais e parciais, em Instituições Privadas de Educação Superior. As bolsas integrais são direcionadas aos candidatos cuja renda familiar mensal per capita não ultrapasse R$ 1,5 salário mínimo. As bolsas parciais são destinadas aos concorrentes com renda familiar mensal per capita que seja inferior a 3 salários mínimos.

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: