ProUni 2021/1 divulga resultado da primeira chamada

19/01/2021 - 19h13 - Por Karoline Figueiredo

Os participantes do Programa Universidade Para Todos (ProUni) já podem acessar os resultados da primeira chamada no portal do ProUni. O programa ofertou nesta edição 162.022 bolsas (76.855 integrais e 85.167 parciais), destinadas ao primeiro semestre do ano letivo de 2021.

Os candidatos pré-selecionados devem apresentar a documentação e comprovar as informações prestadas até 27 de janeiro. O procedimento iniciou nesta terça-feira (19) e deve ser seguido dentro do prazo para garantia da bolsa. Os documentos devem ser entregues nas instituições para as quais os candidatos foram convocados.

O ProUni divulgará a segunda chamada dia 1º de fevereiro. Os candidatos não selecionados nas chamadas regulares, poderão ainda, participar da Lista de Espera, entre os dias 18 e 19 de janeiro. O resultado da Lista de Espera será anunciado dia 22 de fevereiro.

De acordo com o Edital, apenas neste Processo Seletivo serão utilizadas as notas do Enem 2019, visto que os resultados do Enem 2020 serão anunciados neste ano. No segundo semestre de 2021, o Processo Seletivo do ProUni será realizado após divulgação das notas do Enem 2020.

O Edital também informa uma alteração no critério de preenchimento das vagas remanescentes, aquelas não ocupadas por estudantes convocados nas chamadas regulares. As vagas remanescentes agora, serão ocupadas por ordem de classificação conforme nota obtida no Exame a partir de 2010. O procedimento até o momento, era realizado por meio de ordem de inscrição do candidato.

Para concorrer às vagas é necessário ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sem ter zerado na Redação e obtido no mínimo 450 pontos na média geral das provas; ter realizado o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada. Além disso, os candidatos também precisam se encaixar quanto às regras de renda familiar para obtenção da bolsa integral ou parcial.

O ProUni é um programa do MEC que oferta bolsas de estudos por meio de Instituições Privadas de Ensino Superior no país. As bolsas disponibilizadas são integrais (100%) e parciais (50%).

Para mais informações e orientações acesse o portal do MEC.