ProUni 2021: pré-selecionados na Lista de Espera devem comprovar informações entre 8 e 12 de março

06/03/2021 - 16h55 - Por Karoline Figueiredo

Os candidatos pré-selecionados por meio da Lista de Espera do Programa Universidade Para Todos (ProUni) 2021, devem comprovar informações entre os dias 8 e 12 de março.

Os resultados das manifestações de interesse na Lista de Espera foram anunciados na última sexta-feira (5). O programa oferece por meio dela, nova oportunidade aos candidatos que não foram convocados nas chamadas regulares.

Os participantes terão que conferir junto às instituições, os horários e locais para realização do procedimento, e se há possibilidade de envio de documentos digitalizados por meio de canal eletrônico.

A instituição de ensino deve entregar ao pré-selecionado, o protocolo de recebimento da documentação solicitada. O candidato deve ficar atento quanto à entrega de documentos adicionais, caso seja solicitado pelo coordenador do ProUni na instituição. A perda do prazo ou a não comprovação dos dados consistirá na perda da bolsa do candidato.

Nesta edição o Processo Seletivo utilizou as notas do Enem 2019, visto que os resultados do Enem 2020 ainda serão anunciados. No segundo semestre de 2021, o Processo Seletivo do ProUni será realizado após divulgação das notas do Enem 2020.

O Edital deste ano também traz uma alteração no critério de preenchimento das vagas remanescentes, aquelas não ocupadas por estudantes convocados nas chamadas regulares. As vagas remanescentes agora, serão ocupadas por ordem de classificação conforme nota obtida no Exame a partir de 2010. O procedimento até o momento, era realizado por meio de ordem de inscrição do candidato.

O programa ofertou nesta edição 162.022 bolsas (76.855 integrais e 85.167 parciais), destinadas ao primeiro semestre do ano letivo de 2021. Os dez cursos com maior número de inscrições foram Medicina, Direito, Administração, Enfermagem, Psicologia, Fisioterapia, Educação Física, Pedagogia, Odontologia e Ciências Contábeis, respectivamente.

Para concorrer às vagas é necessário ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sem ter zerado na Redação e obtido no mínimo 450 pontos na média geral das provas; ter realizado o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada. Além disso, os candidatos também precisam se encaixar quanto às regras de renda familiar para obtenção da bolsa integral ou parcial.

O ProUni é um programa do MEC que oferta bolsas de estudos por meio de Instituições Privadas de Ensino Superior no país. As bolsas disponibilizadas são integrais (100%) e parciais (50%).

Para mais informações acesse o portal do ProUni.

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: