Provas do Enem 2015 serão aplicadas neste fim de semana; veja dicas do que levar para a prova e de como evitar atrasos no dia do exame

19/10/2015 - 07h05 - Por Thaís Ferraz

Neste fim de semana, mais de 7 milhões de candidatos prestarão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No sábado, dia 24, os participantes responderão às provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza, das 13h30 às 17h30, enquanto no domingo, dia 25, serão aplicadas as provas de Linguagens e Códigos, Matemática e Redação, das 13h30 às 18h30. Confira algumas dicas práticas para a realização das provas:

Cartão de confirmação

Os cartões de confirmação já foram disponibilizados e podem ser consultados no site do Enem. O documento traz as seguintes informações: número da inscrição; data, hora e local onde serão realizadas as provas; indicação da solicitação do atendimento especializado e/ou do atendimento específico (se for o caso); opção de língua estrangeira; solicitação de certificação do ensino médio (se for o caso). O cartão de confirmação não é um documento obrigatório para a realização do exame, mas recomenda-se que o candidato o imprima e carregue consigo no dia da prova para verificar as informações disponibilizadas nele.

O que levar no dia da prova

Todos os participantes deverão apresentar documento de identificação original com foto, conforme especificado no edital. Além disso, cada participante deverá levar ao menos uma caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. O uso de caneta com outra cor de tinta poderá comprometer a leitura ótica do cartão-resposta.

O que não levar (e não fazer) no dia da prova
De acordo com o Edital, os candidatos estão proibidos, sob pena de eliminação do exame, de:

  • Portar lápis, caneta de material não transparente, lapiseira e borrachas;
  • Portar livros, manuais, impressos, anotações;
  • Portar quaisquer dispositivos eletrônicos, tais como: máquinas calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods, pen drives, mp3 ou similar, gravadores, relógios, alarmes de qualquer espécie ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens;
  • Utilizar óculos escuros e artigos de chapelaria, tais como: boné, chapéu, viseira, gorro ou similares;
  • Portar armas de qualquer espécie, ainda que detenha autorização para o respectivo porte;
  • Ausentar-se em definitivo da sala de provas antes de decorridas 2 (duas) horas do início das provas.

Como evitar atrasos no dia do Enem

Todos os anos, diversos candidatos se atrasam para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e acabam sendo barrados nos portões dos locais de prova. Os atrasos não são reversíveis - uma vez que os portões se fecham, os candidatos são automaticamente impedidos de entrar nas salas e de prestar a prova. Para não correr esse risco, tome as seguintes precauções:

  • Saia de casa com antecedência: O Edital do Enem é bastante claro: as provas terão início às 13h3o, mas os portões de acesso estarão abertos desde as 12h. Recomenda-se que os candidatos cheguem ao local com no mínimo uma hora de antecedência.
  • Conheça o local de prova antes: A maior parte dos candidatos do Enem não conhece o local em que fará a prova. Se você puder, visite o local antes e acostume-se com ele. Se não for possível, chegue com antecedência no dia da prova. Lembre-se de que alguns dos locais de prova possuem diversos andares e corredores, e encontrar a sala certa pode demandar algum tempo.
  • Lembre-se de que você provavelmente enfrentará filas na hora do almoço e no trânsito: Milhares de estudantes estarão na mesma situação que você. O trânsito provavelmente será intenso nos arredores dos locais de prova e nas vias principais das cidades, principalmente se você prestar o exame em alguma capital. Além disso, se você decidir almoçar fora (em um shopping próximo ao local da prova, por exemplo), é bem possível que você enfrente grandes filas. Não esqueça de considerar o tempo perdido no trânsito e na fila do almoço no seu cálculo para chegar com antecedência.
  • Se você estiver dirigindo, lembre-se de que encontrar uma vaga no estacionamento do local de prova também pode demandar bastante tempo;
  • Cuidado com o horário de verão e o fuso horário: Não esqueça que estamos em horário de verão e ajuste todos os relógios de sua casa. Além disso, é importante lembrar que os horários que constam no edital são definidos de acordo com o horário oficial de Brasília -- candidatos que residem em regiões com fuso horário diferente devem ficar muito atentos e realizar a adaptação correta de seus horários.
Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: