QS lança seu ranking anual de melhores universidades da América Latina

17/11/2020 - 09h02 - Por PRNewswire

LONDRES, 17 de novembro de 2020 /PRNewswire/ -- A QS Quacquarelli Symonds, think tank global de ensino superior e compiladores do portfólio de rankings universitários mais consultados do mundo, lançou hoje a décima edição de sua lista anual das melhores instituições de ensino superior da América Latina. Três universidades brasileiras estão entre as 10 melhores na região: Universidade de São Paulo (2ª), Universidade Estadual de Campinas (5ª) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (9ª).

O 2021 QS World University Rankings: América Latina contém 410 universidades e é a comparação independente mais extensa do sistema de ensino superior da região. A tabela representa oito indicadores-chave de desempenho universitário, que capturam a posição acadêmica, a empregabilidade dos graduados, a qualidade da pesquisa, a presença na web e a diversidade das colaborações internacionais de cada instituição.

Sumário

  • As 410 universidades presentes no ranking estão localizadas em 20 países da América Latina. O local mais representado é o Brasil (94 universidades ranqueadas). Seguido pelo México (66), Colômbia (60), Argentina (42), Chile (40) e Peru (20).
  • O líder na região continua sendo a Pontifícia Universidade Católica do Chile, pelo quarto ano consecutivo.
  • Das 94 universidades brasileiras ranqueadas, 21 melhoraram sua posição. 43 sofreram uma queda, 25 se mantiveram estáveis e 5 apareceram no ranking pela primeira vez.
  • Os corpos docentes com as pesquisas mais produtivas da região podem ser encontrados em duas universidades brasileiras: Universidade de São Paulo e Universidade Estadual de Campinas.
  • Nove das dez maiores notas no indicador de produtividade de pesquisa foram conquistadas por instituições brasileiras.

Ben Sowter, Diretor de Pesquisa da QS, disse: "Embora o Brasil continue a ser a potência regional de ensino superior sobre a perspectiva de pesquisa e representação, seu domínio local é muito menos pronunciado no nível do indicador individual. Apenas uma de suas universidades está entre as 30 melhores da região em empregabilidade de graduados, e o impacto de suas pesquisas não corresponde à produtividade bruta das mesmas."

QS World University Rankings: Latin America 2021 – Top Ten

2021

2020

Institution

Country

1

1

PONTIFICIA UNIVERSIDAD CATÓLICA DE CHILE

CL

2

2

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)

BR

3

3

TECNOLÓGICO DE MONTERREY (ITESM)

MX

4

7

UNIVERSIDAD DE CHILE

CL

5

5

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP)

BR

6

4

UNIVERSIDAD DE LOS ANDES COLOMBIA

CO

7

6

UNIVERSIDAD NACIONAL AUTÓNOMA DE MÉXICO (UNAM)

MX

8

8

UNIVERSIDAD DE BUENOS AIRES

AR

9

9

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

BR

10

10

UNIVERSIDAD NACIONAL DE COLOMBIA

CO

© QS Quacquarelli Symonds 2004-2020 https://www.TopUniversities.com/. All rights reserved.

O ranking complete pode ser acessado em www.TopUniversities.com. Detalhes sobre a Metodologia estão disponíveis aqui: https://www.topuniversities.com/latin-america-rankings/methodology.  

Logo - https://mma.prnewswire.com/media/1099097/QS_Quacquarelli_Symonds_Logo.jpg

FONTE QS Quacquarelli Symonds

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: