Renovações de Contratos do Fies devem ser efetuadas até quinta-feira (31)

Por Karoline Figueiredo
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Os estudantes participantes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) deverão renovar seus contratos referentes ao segundo semestre de 2020, até a próxima quinta-feira (31). Neste caso, o procedimento é válido para contratos firmados até 2017.

O procedimento, é norma obrigatória do Fies e deve ser realizado semestralmente pelos estudantes. Os contratos do Novo Fies, concedidos a partir de 2018, têm cronograma definido pela Caixa Econômica Federal.

A portaria com prazo prorrogado foi divulgada no Diário Oficial da União (DOU) de 3 de dezembro. A medida é voltada aos contratos simplificados e não simplificados.

O normativo também informa que os Documentos de Regularidade de Matrícula (DRM) com validade expirada devem ser acatados normalmente pelos agentes financeiros (Caixa e Banco do Brasil).

De acordo com o presidente do FNDE, Marcelo Ponte, a prorrogação da data de renovação do Fies foi realizada para que os estudantes não ficassem prejudicados neste período de pandemia.

O pedido de aditamento é efetuado primeiro pela Comissão Permanente de Supervisão e Atendimento (CPSA) da instituição de ensino superior e em seguida, os alunos devem validar as informações inseridas no Sistema Informatizado do Fies (SisFies).

No Aditamento Simplificado, o estudante formaliza a renovação pelo próprio sistema. No Aditamento Não simplificado, que ocorre quando há alteração no contrato, por exemplo, o estudante precisa levar a documentação comprobatória ao agente financeiro para finalizar a renovação.

O Fies é um programa do MEC, criado em 2001 por meio da Lei 10.260, com o objetivo de conceder financiamento aos estudantes de graduação em instituições privadas. Para participar da seleção é necessário ter realizado o último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem); não ter zerado na Redação; e ter obtido no mínimo 450 pontos nas média geral das provas.

Para mais informações acesse o portal do FNDE.

Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!