Resultados das justificativas de ausências do Encceja são anunciados

31/12/2020 - 14h18 - Por Karoline Figueiredo

Os candidatos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020, que justificaram ausência na edição de 2019, já podem conferir os resultados no sistema Encceja.

As análises foram realizadas pelo Inep, responsável pela aplicação do Exame. No caso de justificativas indeferidas, os candidatos poderão interpor recurso até 6 de janeiro de 2021.

Os participantes que não justificaram as ausências ou tenham as justificativas reprovadas após recursos, os mesmos deverão ressarcir o Inep com valor de R$ 40,00 por meio de uma Guia de Recolhimento da União (GRU).

O Inep publicou no Diário Oficial da União (DOU) de 26 de novembro, o Edital que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Encceja2020.

Segundo o Edital, as inscrições acontecerão entre os dias 11 e 22 de janeiro de 2021. O mesmo período é válido para solicitação de atendimento especializado.

A aplicação do Exame para o  Ensino Fundamental e Ensino Médio acontecerá em 25 de abril de 2021, em todos os Estados e Distrito Federal. A participação é voluntária e gratuita.

A participação no Encceja é voluntária, gratuita e voltada aos jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade adequada, e desejam obter Certificação do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio. Para realizar a prova com o propósito de Certificação do Ensino Fundamental, é necessário possuir no mínimo 15 anos (até a data do exame). Para Certificação do Ensino Médio, a idade mínima exigida é 18 anos. Para adquirir o Certificado ou a Declaração de Proficiência, os participantes devem obter no mínimo 100 pontos em cada área de conhecimento aplicada na prova.

Acesse o portal do Inep para mais informações.

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: