Inep divulga resultados finais da primeira etapa do Revalida 2020

06/03/2021 - 13h50 - Por Karoline Figueiredo

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou os resultados finais da primeira etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos pelas Instituições de Educação Superior Estrangeira (Revalida 2020). Confira os resultados das provas objetivas e discursivas, além da relação de aprovados no sistema Revalida.

Os resultados referentes aos recursos interpostos contra os resultados preliminares das provas objetivas e discursivas serão disponibilizadas no sistema a partir de 8 de março.

Segundo o Inep, poderão participar da segunda etapa do exame, somente os candidatos aprovados na primeira. O candidato que reprovar na segunda etapa, poderá participar do próximo processo seletivo se inscrevendo somente nesta em que reprovou. A medida passa a valer a partir desta edição. Nos seletivos anteriores, era necessário realizar todo o processo desde o início.

A primeira etapa do Revalida 2020 obteve mais de 90% da presença dos inscritos. As provas foram aplicadas nos períodos matutino e vespertino das seguintes capitais brasileiras: Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP).

O Inep registrou nesta edição, 16.547 médicos inscritos. Do total, 15.482 inscritos foram confirmados, ou seja, um índice de 93,5%. O acréscimo de inscrições em relação a última edição (2017) foi de 114%. Em 2017, o Exame obteve 8.015 inscritos, sendo 7.380 confirmados.

O Revalida é composto por duas etapas (teórica e prática): na primeira fase, as avaliações são compostas por 100 questões objetivas de múltipla escolha no período matutino, e 5 questões discursivas, no período vespertino; na segunda fase participam apenas os aprovados na primeira, que realizam testes práticos em clínicas. Os participantes que reprovarem na segunda fase, poderão refazer o procedimento por mais duas vezes.

Revalida - avalia o grau de conhecimentos, habilidades e competências requeridas para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS), em nível similar ao exigido dos médicos formados no Brasil. O exame subsidia o reconhecimento pelas universidades parceiras, dos diplomas dos médicos que se formaram no exterior e querem atuar no Brasil. O Revalida é direcionado tanto aos profissionais brasileiros quanto estrangeiros.

Para participar do exame é necessário apresentar diploma de graduação em Medicina, expedido por Instituição Estrangeira de Ensino Superior reconhecida no país de origem pelo seu Ministério da Educação ou órgão equivalente, autenticado pela autoridade consular brasileira ou pelo processo da Convenção sobre a Eliminação da Exigência da Legalização de Documentos Públicos Estrangeiros.

Para mais informações acesse o portal do Inep.

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: