Serviço de mamografia do HU-UFSC recebe selo de qualidade do Instituto Nacional de Câncer

19/05/2020 - 16h25 - Por Karoline Figueiredo

A Unidade de Diagnóstico por Imagem do Hospital Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), recebeu o selo de qualidade do Instituto Nacional de Câncer (Inca), no serviço de mamografia.

A certificação veio após um processo de avaliação e acompanhamento que durou sete meses. O Hospital Universitário, vinculado à rede Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), é a única instituição do Sistema Único de Saúde (SUS) de Santa Catarina a obter o selo de qualidade.

O selo comprova que a Unidade está oferecendo às pessoas exames de imagem com alto nível de qualidade e segurança, dentro dos padrões técnicos exigidos pelo Inca e por demais órgãos de saúde da área.

De acordo com a chefe da Unidade de Diagnóstico por Imagem, Isabel Lohn da Silveira, durante o período de avaliação, são analisados itens como a qualidade da imagem, laudo, o diagnóstico e a dose de radiação empregada. Segundo ela, outro fator que contribuiu para a certificação, foi o mamógrafo digital utilizado que realiza três tipos de exame (mamografia, magnificação e biópsia) e passou a realizar de 85 para 234 exames mensais, atendendo pacientes do município e do Estado.

Para mais informações acesse o portal da UFSC.

 

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: