Sisutec abre inscrições para vagas remanescentes

Por Thaís Ferraz
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Estudantes interessados em se candidatar às vagas remanescentes do Sisutec deverão se inscrever na página do programa entre os dias 7 e 13 de abril. Para concorrer às vagas oferecidas nesta etapa, os candidatos não precisam ter prestado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), bastando que tenham concluído o ensino médio.

Clique aqui para consultar as vagas disponíveis e efetuar sua inscrição

Para efetuar sua inscrição, o candidato deverá realizar uma consulta das vagas disponíveis na cidade e no estado de interesse. Após selecionar a vaga, deverá clicar em "inscrição". O estudante será redirecionado para uma página com as informações do curso e, se estiver de acordo, deverá informar CPF, data de nascimento, e-mail e telefone, declarando também o interesse em realizar o curso.

O Sisutec realiza dois processos seletivos por ano: um no início do primeiro semestre e outro no início do segundo semestre. Nesta edição, 1.016.211 candidatos concorreram à 293.738 vagas.

As vagas oferecidas pelo Sisutec são destinadas, prioritariamente, aos candidatos que cursaram o ensino médio em escolas públicas ou como bolsistas integrais em instituições de ensino privadas. Estes candidatos concorrerão à 85% das vagas oferecidas. Estudantes pretos, pardos ou indígenas também poderão optar pelo sistema de reserva de vagas, caso se candidatem à institutos federais de educação, ciência e tecnologia e escolas técnicas vinculadas às universidades federais participantes do Sisutec.

O Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) é um sistema gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), no qual instituições públicas e privadas de ensino superior e de educação profissional e tecnológica oferecem vagas gratuitas em cursos técnicos para candidatos que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Participam do sistema instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, instituições de educação profissional e tecnológica das redes estaduais, distrital e municipais, como parceiros da Bolsa-Formação, instituições dos Serviços Nacionais de Aprendizagem (SNAs), como parceiros da Bolsa-Formação, fundações públicas dedicadas à educação profissional e tecnológica e instituições privadas de ensino superior e de educação profissional e tecnológica.

Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!