TV INES lança Telejornal voltado para Surdos

03/11/2016 - 14h32 - Por Karoline Figueiredo

A Plataforma Nacional de Vídeos direcionados aos Surdos - TV INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos) lançou na semana passada o programa "Primeira Mão", o primeiro Telejornal na Língua Brasileira de Sinais (Libras) e em Português. Nesta edição foram abordados assuntos como a PEC 241 (Proposta de Emenda Constitucional), o segundo turno das eleições e sobre os refugiados na Europa.

O programa Primeira Mão será exibido todas as quintas-feiras às 19 horas com o apoio das redes SBT, Rede TV e Agence FrancePresse. Segundo a diretora da plataforma, Joana Peregrino, o telejornal permitirá que os surdos acompanhem os acontecimentos atuais na sociedade. De acordo com ela, ainda que o telejornal tradicional brasileiro disponibilize as chamadas "legendas ocultas" para auxiliá-los, não é possível obter as informações completas pois a imagem é muito pequena e o primeiro idioma do surdo é Libras e depois o Português.

A TV INES é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) em parceria com a INES e a Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto (ACERP) e está no Ar desde o ano de 2013. O objetivo é levar informações ao público surdo por meio da web 24 horas, em aplicativos para celulares, tablets e televisões conectadas à internet. O canal conta com informações sobre atualidade, cultura, entretenimento, esporte, documentários, desenhos animados, tecnologia, aulas de Libras, revistas eletrônicas, filmes com legendas descritivas e um talk show em Libras.

Outros projetos também estão em andamento, como por exemplo, uma plataforma para deficientes visuais. O primeiro vídeo já está no ar com o conteúdo sobre os 10 anos da Lei Maria da Penha.

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Brasil possui cerca de 9,7 milhões de brasileiros com Deficiência Auditiva (DA), ou seja 5,1% total da população. Entre esse número apresentado, 344,2 mil são surdos e o restante possui diferentes graus de dificuldade auditiva.

 

 

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: