UERJ abre inscrições para o primeiro Exame de Qualificação 2015

08/04/2014 - 14h54 - Por Thaís Ferraz





A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) abriu, nesta terça-feira, o período de inscrições para o 1º Exame de Qualificação de 2015. Os estudantes interessados em concorrer às vagas oferecidas  terão até o dia 28 de abril para realizar suas inscrições na página da instituição. As inscrições para o 2º Exame de Qualificação serão abertas no dia 3 de julho.

Os  candidatos poderão optar por um dos Exames ou se inscrever nos dois. Neste caso, somente o Exame com melhor desempenho será considerado no cálculo do resultado final do Vestibular Estadual 2015.  Para efetuar sua inscrição, o candidato deverá acessar a página da UERJ ,  efetuar o cadastro no sistema de concursos do DSEA informando o número de seu CPF, preencher o requerimento de inscrição e o Questionário de Informações Socioculturais, imprimir o recibo do requerimento de inscrição e o boleto bancário, efetuando o pagamento de R$49,00.

O Exame de Qualificação equivale à primeira fase do Vestibular e é composto por questões objetivas de múltipla escolha, distribuídas entre as áreas de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. A prova será aplicada no dia 8 de junho e o resultado final será divulgado no dia 17 do mesmo mês.

A prova do 2º Exame de Qualificação será aplicada no dia 14 de setembro; a previsão de divulgação do resultado final é para o dia 22 de setembro.

Os aprovados no Exame de Qualificação deverão realizar a 2ª fase do Vestibular, discursiva, composta por uma prova de língua Portuguesa Instrumental com Redação e duas provas de disciplinas específicas para o curso escolhido pelo candidato, uma delas com peso dois.

O Vestibular Estadual 2015 oferecerá vagas para a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), para o Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (UEZO) e para a Academia de Bombeiro Militar D. Pedro II, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (ABM D. Pedro II/CBMERJ).

Mais informações no Edital.