UFAL promove I Congresso Internacional Estudos da Paisagem; evento é online e acontece entre 2 e 4 de junho

01/06/2021 - 18h20 - Por Karoline Figueiredo

O Grupo de Pesquisa Estudos da Paisagem, da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) realizará nos dias 2, 3 e 4 de junho, o Nós: I Congresso Internacional Estudos da Paisagem (Ciep). Os encontros acontecerão de forma online por meio da plataforma Doity Play. Os interessados em participar devem se inscrever no portal do Congresso.

O evento reunirá temas nas áreas de Antropologia, Arquitetura e Urbanismo, Geografia, Turismo, Filosofia, Psicologia e Artes, mostrando as possibilidades de interação e troca entre as pessoas través de outros canais como literatura, música, cinema, teatro e mídias digitais. O Congresso também propõe questionar os paradigmas que surgem quando o mundo se conecta sem o deslocamento físico.

Nesta primeira edição o tema central será "Patrimônios em Silêncio". De acordo com a professora e organizadora do Ciep, Maria Angélica da Silva, os patrimônios em silêncio são aqueles que possuem um potencial em destaque, um manancial para animar nossas vidas, mas que não são acionados ou são impedidos. "Estamos falando tanto do caso de um monumento reconhecido, tombado, mas que perdeu a vitalidade ou se encontra em ruínas. Também constituem patrimônios em silêncio práticas vinculadas a grupos ditos minoritários, situados na periferia das cidades que, por vezes, além de não serem considerados, reiteradamente são rechaçados", declarou a professora.

Para mais informações sobre o Congresso e sobre o assunto acesse o portal UFAL.

 

 

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: