UFES abre inscrições para Processo Seletivo 2016

24/08/2015 - 09h48 - Por Thaís Ferraz

A Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) abriu, no último sábado, o período de inscrições para o Processo Seletivo 2016. Os interessados deverão se cadastrar online, na página da instituição, até o dia 22 de setembro.

Só estão aptos a se inscrever no Processo Seletivo os candidatos que se inscreveram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015. Além do cadastro, os candidatos também deverão imprimir o boleto bancário, no valor de R$80, e pagá-lo até o dia 23 de setembro.

O período para solicitar isenção da taxa de inscrição já está aberto. Poderão fazer o requerimento os estudantes que, cumulativamente, tenham concluído curso de Ensino Médio ou equivalente ou estejam cursando, no ano letivo de 2015, o último ano do curso de ensino médio ou equivalente; tenham renda familiar mensal per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio; e tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada. As solicitações podem ser realizadas até o dia 8 de setembro.

O Processo Seletivo UFES 2016 será realizado em duas etapas. A 1ª Etapa será constituída das Provas Objetivas do ENEM 2015 e servirá para habilitar os candidatos à 2ª Etapa. A 2ª Etapa será composta por uma prova de Redação e duas provas discursivas, que variam de acordo com o curso escolhido. Os exames serão aplicados nos dias 6, 7 e 8 de dezembro, nas cidades de Alegre, Cariacica, Guarapari, São Mateus, Serra, Vila Velha e Vitória.

A UFES oferecerá, neste processo seletivo, 3.834 vagas, sendo 50% reservadas para candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, em cursos regulares ou na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, ou que tenham obtido certificado de conclusão com base no resultado do Enem, do ENCCEJA ou de exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino.

Mais informações no Edital. 

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: