UFF cria o primeiro Museu de Memes do Brasil

25/04/2017 - 17h54 - Por Karoline Figueiredo

A Universidade Federal Fluminense (UFF) por meio do Departamento de Estudos Culturais e Mídia inaugurou o Museu Virtual de Memes com o objetivo de explicar a origem e o contexto desse fenômeno típico da internet.

O Museu oferece amplo acervo voltado para pesquisa e divulgação científica dos memes. As obras são constituídas por diversas coleções, por estudos baseados em cada exposição, possuem referências bibliográficas e fontes de pesquisa, debates, entre outros. O acervo também recebe doações.

O projeto é coordenado pelo professor de Estudos de Mídia, Vikitor Chagas, e conta com o apoio de estudantes e professores do curso, além dos alunos de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Para obter mais informações acesse a página da UFF e do Museu.

Conceito MEME:

É um termo grego que significa imitação. Atualmente, o termo é bastante conhecido no "mundo da internet" na qual se espalha rapidamente pelos usuários, alcançando alta popularidade. Podem ser nas formas de vídeos, imagens, músicas, frases, ideias, entre outros.

Surgiu em 1.976 pelo zoólogo e escritor Richard Dawkins, com o seu livro "The Selfish Gene" (O Gene Egoísta) onde ele utilizou a palavra meme comparando com gene, a sua capacidade de se multiplicar por meio de ideias e informações entre os indivíduos.

Com o passar das décadas, diversos pesquisadores estudaram sobre o tema, no entanto, o primeiro meme utilizado na internet acredita-se ter sido em 1.998 por Joshua Schachter.

 

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: