UFMA realiza nesta quarta-feira (22) Fórum sobre Doença de Haff

22/09/2021 - 12h54 - Por Karoline Figueiredo

O Curso de Engenharia de Pesca, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) - câmpus Pinheiro, realizará nesta quarta-feira (22), o I Fórum do Curso de Engenharia de Pesca sobre Doença de Haff, conhecida como urina preta. O evento é aberto ao público e será transmitido a partir das 19 horas no canal da UFMA no YouTube.

A doença de Haff é causada por uma toxina que pode ser encontrada em determinados peixes como o tambaqui, o batejo e a arabaiana, ou crustáceos como lagosta, lagostine e camarão. Quando não é condicionado de forma adequada, cria uma toxina sem cheiro e sem sabor que consome o pescado.

"Nos últimos dias, estamos sendo surpreendidos com vídeos e postagens a respeito dessa doença. Algumas dessas informações estão sendo propagadas pelas redes sociais, sem embasamento científico e, como consequência, a população, atemorizada, deixou de consumir os pescados, afetando toda a cadeia produtiva, que vai desde os pescadores, piscicultores até os comerciantes", explicou a coordenadora do curso e organizadora do evento, Yllana Marinho.

O objetivo do evento é esclarecer à população sobre o tema. Na ocasião, serão abordados os principais sintomas, as orientações e os tratamentos da doença. O evento contará com a participação do professor do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e doutor em Ciências dos Alimentos, Mathias Alberto; do reitor da UFMA e médico-nefrologista, Natalino Salgado. Os mediadores serão Yllana Marinho (Engenheira de Pesca e Coordenadora da UFMA); e Getulio Rincon (Oceanógrafo e professor da UFMA).

Para mais informações acesse a página da UFMA.

 

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: