UFPB é a primeira instituição pública no país a oferecer disciplina de enfermagem forense

14/10/2020 - 13h33 - Por Karoline Figueiredo

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) passou a disponibilizar a disciplina de "enfermagem forense", dentro do curso de graduação de Enfermagem. Segundo o Ministério da Educação (MEC), é a primeira Instituição de Ensino Superior (IES) pública no país a ofertar esta matéria. As atividades iniciaram na UFPB em setembro e seguirão até dezembro.

A enfermagem forense é uma especialidade reconhecida no Brasil desde 2011, e trata da aplicação de conhecimentos técnicos e científicos da enfermagem em situações consideradas forenses, ou seja, relacionadas ao desvendamento de crimes e aos variados assuntos de natureza legal.

O curso é ministrado pelo professora Rafaella Souto, vinculada ao Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva da UFPB. "Esse conteúdo é uma lacuna na formação do aluno do curso de graduação em Enfermagem", afirma a professora.

Atualmente, estão matriculados na disciplina 52 estudantes do curso de Enfermagem, em períodos diversos. A cadeira será ofertada uma vez a cada semestre.

De acordo com Rafaella Souto, os universitários que participam desta modalidade, tornam-se enfermeiros melhor preparados para atuar em casos como violência sexual, maus tratos, saúde mental, saúde prisional, coleta de vestígios e desastres de massas.

"Diante de um problema de crescente prevalência e incidência, como a violência, profissionais com este perfil podem contribuir para a qualidade de vida das vítimas, agressores e familiares, apoiando e contribuindo com a redução deste fenômeno na sociedade", explicou Souto.

Para mais informações acesse o portal do MEC.

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: