UFPR e UEM promovem II Colóquio Internacional de Direitos Humanos e Políticas de Memória

16/12/2020 - 20h22 - Por Karoline Figueiredo

Os Programas de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Universidade Estadual de Maringá (UEM), em parceira com o Grupo de Pesquisa sobre Direitos Humanos e Políticas de Memória, promoverão entre os dias 16 e 18 de março de 2021, o II Colóquio Internacional de Direitos Humanos e Políticas de Memória: ódio e resistência em tempos de exceção.

O objetivo é debater sobre a invisibilidade e subalternidade de determinados grupos sociais. Os interessados podem se inscrever até 5 de fevereiro de 2021 no portal.

O evento será realizado de forma virtual e contará com conferências, mesas redondas, depoimentos, simpósios temáticos para apresentação de trabalhos e lançamento da plataforma de um banco de dados.

A programação reunirá temáticas como Tensões, solidariedade e esquecimentos: os feminismos e as sexualidades da esquerda no Cone Sul; Negacionismo e banalização; Arqueologia da repressão e da resistência; Experiências e exceção pós-ditadura; Guerras híbridas; Estado de exceção e neoliberalismo; Carl Schmitt e a inimizade na política; Acervo cidadania, violência e direitos humanos; Populações vulneráveis, resistências e deslocamentos; entre outros assuntos.

Confira os palestrantes, a programação completa e demais informações no portal do evento.