UFPR promove 'Meninas nas Exatas: por Elas para Todos'; evento é online e gratuito

29/12/2020 - 15h02 - Por Karoline Figueiredo
Sempre abrir.

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) realizará no dia 11 de fevereiro, a 2ª edição do "Meninas nas Exatas: por Elas para Todos". A iniciativa faz parte da comemoração ao Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência.

Em decorrência da crise sanitária no país, o evento acontecerá de forma virtual das 9h às 22h, e será aberto ao público em geral. Os participantes interessados em ofertar alguma atividade como palestra, oficina, exposição, roda de conversa, gincana, entre outras ações, devem enviar a proposta até 8 de janeiro de 2021 por meio de preenchimento de formulário.

O propósito do encontro é divulgar à sociedade o trabalho e o protagonismo das mulheres nas Ciências Exatas, além de incentivar meninas a seguirem na carreira científica.

A palestra inicial será com a professora e pesquisadora Bárbara Carine Pinheiro, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), sobre a Descolonização sob a perspectiva das cientistas negras nas Ciências Exatas e na Tecnologia. Durante o dia, a programação contará com diversas atividades, síncronas e assíncronas, propostas por professoras e alunas do Setor de Ciências Exatas, em parceria com instituições do Paraná (PR) e do Brasil, nas áreas de Computação, Estatística, Expressão Gráfica, Física, Matemática, Química e Questões de Gênero.

A palestra de encerramento será realizada por Márcia Cristina Bernardes Barbosa, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Márcia é física, pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), membro titular da Academia Brasileira de Ciências e da Academia Mundial de Ciências (TWAS), além de ser uma referência em questões de gênero da área de Exatas.

Para mais informações acesse o portal UFPR.