UFRGS lança curso virtual e gratuito 'HIV/AIDS e Zero Discriminação'

01/12/2020 - 17h54 - Por Karoline Figueiredo

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) lançou nesta terça-feira (1), no Dia Mundial de Combate ao HIV/IDS, o curso online "HIV/AIDS e Zero Discriminação".

O curso é gratuito e pode ser acessado por meio da plataforma Lúmina. A ação é desenvolvida pelo grupo de Pesquisa Saúde, Ambiente e Desenvolvimento (SAD) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que integra pesquisadores da UFRGS e do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). A iniciativa também recebe apoio da Unaids (Programa das Nações Unidas sobre HIV/AIDS) e o Napead/UFRGS.

O objetivo do curso é debater o HIV/AIDS numa perspectiva inclusiva, humanizada, interseccional e não discriminatória. Segundo a UFRGS é necessário promover a alteridade, a despeito das diferenças das pessoas a partir da origem geográfica, do quesito raça/cor, da etnia, do sexo, da identidade de gênero, da orientação sexual, da sorologia para o HIV, da religião, da deficiência, e outros motivos de discriminação.

"O curso a distância vai fazer parte do catálogo da plataforma Lúmina da UFRGS, uma das melhores iniciativas para a disseminação de conhecimentos, que permite que cada pessoa se organize e se ajuste para os estudos. O enfrentamento a epidemia do HIV/AIDS depende não somente de informação, mas do respeito às diferenças, da promoção da equidade e da justiça social", declarou o coordenador do curso, Daniel Cnavese de Oliveira.

Para mais informações acesse o portal UFRGS.

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: