UFSC discute aderir ao Enem

24/06/2014 - 13h43 - Por Thaís Ferraz

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) discutirá, em breve, a possibilidade de adotar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como processo de seleção. Uma reunião agendada para esta quinta-feira (26) será o primeiro passo para a discussão do tema. As informações são do jornal Zero Hora.

Segundo a reportagem, a reitora da Universidade, Roselane Neckel, prevê que a discussão estará voltada para a seleção de 2015. No entanto, a expectativa do governo federal é de que a alteração ocorra  já no processo seletivo de 2014.

O Enem foi criado em 1998 e, à partir de 2009,  passou a ser utilizado como mecanismo de seleção para o ingresso no ensino superior. As universidades podem adotar o exame de quatro diferentes formas: como fase única, com o sistema de seleção unificada, informatizado e online; como primeira fase; combinado com o vestibular da instituição; ou como fase única para as vagas remanescentes do vestibular. Atualmente, 36 das 63 universidades federais brasileiras adotam a prova como etapa única de seleção.

O Enem também é utilizado para o acesso a programas oferecidos pelo Governo Federal, como o Programa Universidade para Todos (ProUni). As notas do Enem também servem como certificação do ensino médio e como um dos critérios de participação no programa Ciência sem Fronteiras.

 

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: