UFSC disponibiliza ônibus elétrico gratuito para comunidade acadêmica

02/01/2017 - 15h25 - Por Karoline Figueiredo

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) está disponibilizando aos estudantes e funcionários o ônibus elétrico por meio do Projeto de Energia Fotovoltaica. A iniciativa é uma realização da UFSC em parceria com a empresa brasileira especializada em tração elétrica - ELETRA, a empresa WEG, empresa Mercedes-Benz e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) que apoia com recursos financeiros. 

O ônibus que funciona através de recargas em Estação de Energia Solar, circula desde o início do mês de dezembro de 2016. . O veículo realiza 4 vezes ao dia uma rota entre o Câmpus de Florianópolis da UFSC até o Centro Integrado de Pesquisa em Energia Solar, no Sapiens Parque (Cachoeira do Bom Jesus/SC), equivalente a 50 Km (ida e volta).

Os horários de funcionamento do transporte é de acordo com os horários de aula da Universidade. Não existe cobrança de tarifa. "O conceito do projeto não é apenas resolver nossa questão, é mostrar a possibilidade de utilização da fonte não poluente de energia, para então ser produzido em escala", declarou o professor do departamento de Engenhari Civil da UFSC e coordenador do projeto, Ricardo Ruther.

Para obter mais informações acesse o portal da UFSC e o portal fotovoltaica.

 

 

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: