UFSC e GIMC promovem Simpósio Nacional sobre a História do Contestado

16/10/2020 - 16h36 - Por Karoline Figueiredo

O Departamento e o Programa de Pós-Graduação de História da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em conjunto com o Grupo de Investigação sobre o Movimento do Contestado (GIMC), realizarão entre os dias 19 e 22 de outubro, o VI Simpósio Nacional: o lugar do Contestado na História do Brasil, de forma remota.

O GIMC é uma organização do diretório de grupos de pesquisas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico(CNPq). O GIMC é formado por historiadores, antropólogos, geógrafos e outros cientistas sociais, vinculados à sete Universidades do Brasil.

O objetivo do evento é analisar e debater acerca de novas fontes e abordagens sobre a vida, a história e os conflitos ligados ao movimento social do Contestado, sob os pontos de vista social, econômico, ambiental, cultural e religioso.

Segundo a UFSC, os encontros abordarão estudos não apenas relacionados à Guerra do Contestado, mas também, sobre a vida e tradições das populações do planalto meridional, ao extenso território ligado à tradição do monge João Maria (como nos planaltos do Rio Grande do Sul e do Paraná). Outros assuntos também farão parte da agenda como os movimentos sócio-religiosos ocorridos no Brasil, citando os nomes de Barbudos, Canudos, Juazeiro, Pau de Colher, Santa Dica, Caldeirão, entre outros.

Durante a programação, serão apresentadas pesquisas sobre novas fontes e acervos especializados, reunindo fontes documentais, orais, fotográficas e memorialísticas.

A transmissão acontecerá pelo canal do YouTube. Para mais informações acesse o portal da UFSC.

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: