UFSC promove encontro em comemoração ao "Dia Nacional de Luta da Pessoa Portadora de Deficiência"

20/09/2017 - 17h28 - Por Karoline Figueiredo

Em comemoração ao "Dia Nacional de Luta da Pessoa Portadora de Deficiência" que acontece nesta quinta-feira (21), a Coordenadoria de Acessibilidade Educacional (CAE/SAAD) realizará na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - Câmpus Florianópolis, um evento gratuito e aberto ao público.

O encontro acontecerá amanhã (21) a partir das 8h30 no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). Confira o cronograma de debates:

"Relatos de experiências de estudantes portadores de deficiência no Ensino Superior": Ana Maria Santiago (estudante do curso de Letras/Português); Vinicius Schmidt (estudante de Psicologia); e Kamila Silva (formada em Pedagogia).

"Relatos sobre práticas docentes acessíveis na UFSC": Sonali Paula Molin Bedin (prof. de Arquivologia); Maria Sylvia Cardoso Carneiro (prof. de Pedagogia); e Bruna Seron (prof. de Educação Física).

O Dia Nacional de Luta da Pessoa Portadora de Deficiência foi instituída sob a Lei 11.133 de 14 de julho de 2005. Segundo o último senso realizado pelo IBGE, 6,2% da população brasileira possui algum tipo de deficiência, entre elas, auditiva, visual, física e intelectual.

A Constituição Federal assegura os direitos da pessoa portadora de deficiência, no entanto, ainda é preciso mudança, melhoria e adaptação em todo país em relação à acessibilidade. A educação, o transporte, as ruas e os estabelecimentos adaptados não são deveres a serem cumpridos, e sim, direitos de todos.

 

 

 

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: