UFSC promove encontro em comemoração ao "Dia Nacional de Luta da Pessoa Portadora de Deficiência"

Por Karoline Figueiredo
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Em comemoração ao "Dia Nacional de Luta da Pessoa Portadora de Deficiência" que acontece nesta quinta-feira (21), a Coordenadoria de Acessibilidade Educacional (CAE/SAAD) realizará na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - Câmpus Florianópolis, um evento gratuito e aberto ao público.

O encontro acontecerá amanhã (21) a partir das 8h30 no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). Confira o cronograma de debates:

"Relatos de experiências de estudantes portadores de deficiência no Ensino Superior": Ana Maria Santiago (estudante do curso de Letras/Português); Vinicius Schmidt (estudante de Psicologia); e Kamila Silva (formada em Pedagogia).

"Relatos sobre práticas docentes acessíveis na UFSC": Sonali Paula Molin Bedin (prof. de Arquivologia); Maria Sylvia Cardoso Carneiro (prof. de Pedagogia); e Bruna Seron (prof. de Educação Física).

O Dia Nacional de Luta da Pessoa Portadora de Deficiência foi instituída sob a Lei 11.133 de 14 de julho de 2005. Segundo o último senso realizado pelo IBGE, 6,2% da população brasileira possui algum tipo de deficiência, entre elas, auditiva, visual, física e intelectual.

A Constituição Federal assegura os direitos da pessoa portadora de deficiência, no entanto, ainda é preciso mudança, melhoria e adaptação em todo país em relação à acessibilidade. A educação, o transporte, as ruas e os estabelecimentos adaptados não são deveres a serem cumpridos, e sim, direitos de todos.

 

 

 

Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!