UFSC promove live sobre folclore e mitos brasileiros

07/06/2021 - 19h07 - Por Karoline Figueiredo

O Meridianum - Núcleo Interdisciplinar de Estudos Medievais do Departamento de História da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), realizará dia 8 de junho um encontro virtual que abordará "Cidade Invisível: os mitos brasileiros e os desafios na adaptação midiática".

O evento será transmitido pelo canal do YouTube Meridianum a partir das 19 horas. De acordo com a UFSC, na ocasião, serão discutidas as estratégias que vem sendo utilizadas pelo audiovisual na adaptação de mitos, lendas e elementos folclóricos, os principais equívocos e potências, com enfoque na análise da série "Cidade Invisível" (2021), produzida por Carlos Saldanha para a Netflix.

A programação contará com temas como o lugar do folclore no cotidiano; a relação folclore-infância, a necessidade de ir além do espectro do "Sítio do Pica-Pau-Amarelo"; a redução de folclores para mitos e lendas; a necessidade ou não de atualização e o tensionamento do próprio uso do termo folclore.  O encontro será conduzido pelo pesquisador Andriolli Costa, e terá a presença também do pesquisador Rodolpho Bastos.

As inscrições são gratuitas e os participantes receberão certificados de 2 horas. Para mais informações acesse os portais da UFSC e do evento.

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: