UFSC realiza nos dias 19 e 20 de setembro o II Workshop de Computação Quântica

17/09/2019 - 17h19 - Por Karoline Figueiredo

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - Câmpus Florianópolis, por meio do Programa de Pós-Graduação em Física, em parceria com o Centro Tecnológico (CTC), realizará nos dias 19 e 20 de setembro, o 2º Workshop de Computação Quântica, coordenado pelo professor Eduardo Inacio Duzzioni.

O tema principal do workshop será sobre o crescimento do uso da lógica da mecânica quântica no processamento, armazenamento e transmissão de informação. O evento reunirá palestras, minicurso, maratona de programação (hackathon), apresentações de trabalhos científicos desenvolvidos no âmbito do Grupo de Computação Quântica da UFSC, entre outras atividades. Professores de instituições públicas e privadas de todo Brasil estarão presentes.

As inscrições para o hackathon são gratuitas e ocorrerão durante o workshop. O minicurso "Introdução à Computação Quântica" terá duração de 4 horas, dividido em duas partes.

As palestras ofertadas serão as seguintes: Uma abordagem lógica à computação quântica; Criptografia pós-quântica; Machine learning nonlocal correlations; Síntese de circuitos quânticos usando projective simulation; Um simulador quântico pra python; Classificador de emaranhamento em qutrits baseado em redes neurais artificiais; Algoritmos quânticos; Amostragem bosônica e vantagem computacional quântica; Criptografia quântica de longa distância: desafios práticos e estado da arte; Quantum Cellular Automata: definition and application.

Confira a programação completa e demais informações no portal da UFSC.

 

 

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: