UFSCar cria plataforma para empregadores e pessoas portadoras de deficiências

28/10/2020 - 17h11 - Por Karoline Figueiredo

Pesquisadores do Grupo de Pesquisa Identidades, Deficiências, Educação e Acessibilidade (IDEA) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em parceria com o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) - Câmpus São Carlos e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), desenvolveram uma plataforma de acesso gratuito que identifica competências profissionais, promovendo a interação entre empregadores, estudantes e profissionais portadores de deficiências.

O JobSkills permite o cadastro de oportunidades de emprego pelos empregadores; e de perfis profissionais por pessoas portadoras de deficiências, interessadas em oportunidades de trabalho.

Segundo a UFSCar, apesar de haver pessoas portadoras de deficiências que possuem formação nos níveis técnico, superior e pós-graduação, o mercado de trabalho continua sendo inviabilizado por instituições empregatícias, universidades e comunidade científica.

Diversos estudos mostram que, apesar da existência da Lei 8.213/91 - onde prevê que toda instituição com 100 ou mais funcionários deve ter obrigatoriamente, 2 a 5% dos cargos preenchidos por essas pessoas, muitas delas desconhecem essa legislação ou não aplicam, e nos casos de empresas menores, a contratação não é obrigatória, diminuindo ainda mais as oportunidades de inclusão para estes casos.

Em decorrência da pandemia causada por Covid-19 e a consequente crise que atingiu toda população, este cenário passou a se agravar ainda mais. "Além do cenário desmotivador devido ao desconhecimento da Lei e a falta de reconhecimento, as pessoas com deficiências comumente sofrem com preconceito e discriminação, além da falta de aumento ou promoção e das dificuldades com o deslocamento para o seu local de trabalho", explicou o professor do Departamento de Psicologia (DPsi) da UFSCar, Leonardo Santos Amâncio Cabral.

Os interessados podem baixar gratuitamente no portal IDEA. Para mais informações acesse o portal UFSCar.

 

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: