UFSCar promove evento sobre gênero e sexualidade nos esportes

31/07/2021 - 15h49 - Por Karoline Figueiredo

A Editora da Universidade Federal de São Carlos (EdUFSCar), em parceria com a Assessoria para Comunicação Científica da Instituição, vai inaugurar a série de eventos "EdUFSCar no Ar" com o lançamento do livro "Leituras de gênero e sexualidade nos esportes", de autoria de Wagner Xavier de Camargo - pesquisador da UFSCar desde 2013.

O encontro acontecerá de forma virtual dia 6 de agosto a partir das 10h30. Na ocasião serão abordadas questões da atualidade no mundo esportivo, direcionadas às novas perspectivas partindo da reflexão sobre gênero e sexualidade.

O autor do livro também comentará sobre fatos recentes que surgiram na mídia esportiva, como por exemplo, a participação da primeira atleta trans na história das Olimpíadas; os impactos de ocorrências como o caso de Douglas Souza, atleta do vôlei brasileiro que assumiu a homossexualidade e conquistou grande visibilidade em pouco tempo; e a quantidade recorde de atletas que se declararam LGBTQIAPN+ na competição, com destaque para biografias, envolvendo suas lutas e seus desafios nas práticas esportivas.

Outras temáticas presentes na obra de Camargo também serão contempladas no encontro. A mediação do evento será realizada por Adriana Arruda, jornalista da Assessoria de Comunicação Científica da UFSCar.

O livro estará disponível para compra no portal da Editora, com desconto de 30% até a data do evento de lançamento do livro. Para mais informações acesse o portal da UFSCar.

 

 

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: