UFSCar promove evento internacional de divulgação científica "Pint of Science"

02/09/2020 - 18h30 - Por Karoline Figueiredo

O Câmpus Araras da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em São Paulo (SP), realizará entre os dias 8 e 10 de setembro o evento internacional de divulgação científica Pint of Science.

O evento é gratuito e será transmitido por meio do canal no YouTube do Laboratório de Sensores, Nanomedicina e Materiais Nanoestruturados (LSNano). Em Araras, a iniciativa é organizada pelo Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UFSCar, com coordenação da professora Thatiane Milaré do Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação (DCNME-Ar).

O tema desta edição é "Mulheres na Ciência", reunindo pesquisadoras de diversas áreas de conhecimento. No primeiro dia (8 de setembro), a programação iniciará com o "Pint of Milk" - voltado às crianças que poderão interagir fazendo perguntas sobre Ciências. Neste caso, os pais devem publicar nas redes sociais as dúvidas das crianças com a #pintmilkararas.

No dia 9 de setembro, das 14h às 18h, os encontros abordarão assuntos como "Conservação de solo, gestão de recursos hídricos e análise de paisagem: o que têm em comum?"; "O pequeno mundo dos coloides - o excesso de energia que move a vida!"; "Um Pint de água cristalina"; "100 anos de polímeros"; e "Mulheres na Ciência".

No último dia (10 de setembro)os debates acontecerão entre as 12h30 às 18h30 com os seguintes temas: "O potencial biotécnológico de fungos que habitam os oceanos e os ambientes Antárticos"; "Cristais que vibram e dão choque têm nome: piezoelétricos"; "Minha trajetória da agricultura orgânica à agroecologia"; "Tamanho não é documento, mas...e na floresta?"; e "Planta também fica doente! Como e para quê estudar fitopatógenos". Confira a programação completa.

O Pint of Science surgiu em 2012 na Inglaterra, quando dois pesquisadores do Imperial College London apresentaram suas pesquisas em andamento no próprio laboratório, para o público externo. A iniciativa que teve muito sucesso, fez com que os cientistas pensassem na possibilidade de sair dos laboratórios para conversar com as pessoas, nascendo assim o evento.

No Brasil, o evento aconteceu pela primeira vez em 2015. Neste ano, em decorrência da pandemia causada pela Covid-19, o festival ocorrerá em 73 países de forma online.

Para mais informações acesse os portais Pint of Science e UFScar.

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: