UFSM adere integralmente ao SiSU

22/05/2014 - 17h43 - Por Thaís Ferraz





A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) anunciou, nesta quinta-feira (22), a adesão integral ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Com a mudança, os candidatos interessados nas vagas da instituição deverão se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) até amanhã. A decisão foi tomada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade.

O vestibular 2015, que seria realizado nos dias 12, 13 e 14 de dezembro, foi cancelado. As provas do vestibular seriado deverão ser aplicadas no início de janeiro de 2015, entre os dias 8 e 10.

Para se inscrever no Enem, os estudantes deverão se cadastrar na página do exame. A taxa de inscrição tem o valor de R$ 35 e deverá ser paga até o dia 28 de maio.

Até a tarde desta quinta-feira, 7 milhões de pessoas já haviam se inscrito no Enem. Segundo o Inep, os melhores horários para evitar o congestionamento do site na hora de se inscrever no exame são antes das 9h, entre as 14h e as 17h, ou após as 21h.

O Enem foi criado em 1998 e, à partir de 2009,  passou a ser utilizado como mecanismo de seleção para o ingresso no ensino superior. As universidades podem adotar o exame de quatro diferentes formas: como fase única, com o sistema de seleção unificada, informatizado e online; como primeira fase; combinado com o vestibular da instituição; ou como fase única para as vagas remanescentes do vestibular.

O Enem também é utilizado para o acesso a programas oferecidos pelo Governo Federal, como o Programa Universidade para Todos (ProUni). As notas do Enem também servem como certificação do ensino médio e como um dos critérios de participação no programa Ciência sem Fronteiras.

Mais informações na página da Comissão Permanente do Vestibular da UFSM (Coperves).